Visto Canadense de visitante (visitor visa):
Elegibilidade: passaporte com validade mínima de 6 meses pode solicitar este visto.
Documentação: Além do passaporte válido, o Consulado Canadense exige uma série de documentos que comprovem os vínculos socioeconômicos do solicitante (Ex: Imposto de Renda, Extratos bancários, etc).
Prazo para análise do processo: em torno 200 dias corridos.
Validade do visto aprovado: normalmente tem a validade do passaporte (Ex: Se o passaporte expira em dezembro de 2029, o visto também terá a validade até dezembro de 2029).
Limitações de entrada no Canadá: com o visto regular não há limitações de entrada no Canadá, ou seja, o portador do visto pode entrar por qualquer fronteira: aérea, marítima ou terrestre.
OBS.: para quem possui visto americano válido ou teve um visto canadense nos últimos 10 anos, não é necessário a comprovação de vínculos socioeconômicos, basta o passaporte válido e a cópia do visto americano válido ou visto canadense emitido nos últimos 10 anos.
Visto Eletrônico Canadense (eTA-Canadá):
Elegibilidade: brasileiros que possuem um visto americano válido ou tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos podem fazer o requerimento do Eta. (Para a solicitação desta autorização é necessário ter o visto Americano.)
Documentação: Passaporte com validade mínima de 6 meses e cópia do visto americano válido ou do visto canadense emitido nos últimos 10 anos.
Prazo para análise do processo: em torno de 72 horas.
Validade do visto aprovado: tem a validade de 5 anos ou a validade do passaporte, o que vencer primeiro (Ex: Se o visto foi emitido em junho de 2020 e o passaporte expira em dezembro de 2029, o visto terá a validade até junho de 2025).
Limitações de entrada no Canadá: Com o visto eletrônico só é permitida a entrada no Canadá por vias aéreas, não permitindo entradas por portos marítimos ou fronteiras terrestres.
Visto canadense de estudos (study permit – para permanência acima de 6 meses):
Elegibilidade: passaporte com validade maior que a duração do curso e ter a LoA (Letter of Aceptance – Carta de Aceite) emitida pela instituição de ensino.
Documentação: A mesma que a exigida para o visto de visitante regular com o acréscimo da LoA e exames médicos e com um foco maior na situação financeira.
Prazo para análise: em torno de 10 semanas.
Limitações de entrada no Canadá: com o visto de estudante não há limitações de entrada no Canadá, ou seja, o portador do visto pode entrar por qualquer fronteira, aérea, marítima ou terrestre.
OBS.: dependendo do curso, o solicitante poderá solicitar visto para seus dependentes (cônjuge e filhos). Se for permitido levar dependentes, o cônjuge poderá solicitar uma permissão de trabalho em aberto, e os filhos poderão solicitar uma permissão de estudos em aberto.
Visto canadense de trabalho (work permit Canadá):
Elegibilidade: Passaporte com validade maior que a proposta de trabalho e ter o documento LMIA (Labor Market Impact Assesment) ou um documento que informe que o solicitante está isento deste documento (LMIA).
Documentação: A mesma que a exigida para o visto de visitante regular com o acréscimo do LMIA ou o documento dizendo que o solicitante é Isento da necessidade do LMIA e exames médicos.
Prazo para análise: em torno de 45 a 60 dias corridos.
Limitações de entrada no Canadá: Com o visto de estudante não há limitações de entrada no Canadá, ou seja, o portador do visto pode entrar por qualquer fronteira: aérea, marítima ou terrestre.